De Frente Com Gloss

#DeFrenteComGloss: Gogóia Sampaio, figurinista da Globo

Você lembra da Babalu, de “Quatro por Quatro”, que usava aquela blusinha “cigana”que deixava o ombro de fora e virou moda em 95? Ela também usava meia com sandália de salto, mas isso já foi uma releitura de uma moda lançada por outra novela, Dancing Days, de 1978. E quando lançaram “Explode Coração” (1995)que todo mundo cismou de pregar aquele terceiro olho no meio da testa? Sem falar na pulseirinha da Jade, da época do Clone (2002). Outra coisa que eu amava era o tererê e as batas hippies da Bionda (Mariana Ximenes), de “Uga-Uga” e, claro, os looks off-white de Carmem Lúcia, a diva eterna do Divino, de Avenida Brasil.

gogoia_2

Eu poderia passar o resto da vida escrevendo mil casos de figurinos e caracterizações babados que marcaram época aqui, mas preferi ir atrás de uma das pessoas que, na minha opinião, é responsável pelos melhores guarda-roupas dos últimos tempos na novelas da TV Globo. Ela assinou a produção do figurino das minhas divas Empreguetes, da deusa Chayenne, da poderosissima Bia Falcão, além de muitos outros. Convidei a poderosa Gogoia Sampaio (@GogoiaSampaio) para falar um pouco sobre figurino de TV, o poder do figurinista e como lançar uma tendência. Prepare o seu cinto duplo da delegata Helô ou seu bracelete Livia Marine no melhor estilo #SalveJorge e se joga!

HG – As novelas vêm há décadas ditando moda no Brasil. O figurinista, nesse sentido, é quase mais responsável pelas tendências do que os próprios estilistas, se a gente pensar em abrangência. Quais são seus critérios para escolher a roupa e os acessórios de um personagem? O autor participa dessa composição?

Gogóia – Sim, o autor é o grande criador, ele é que idealiza o personagem. Ele vê o projeto em geral e depois o teste de imagem, também participa ativamente. O diretor também é figura muito importante, pois ele dita a estética da novela. Eu digo que o autor é a cabeça, o diretor, o corpo e o figurino, a pele do personagem.

 

HG – Seu último trabalho foi Cheias de Charme, em que você teve uma demanda de figurinos de show muito loucos. É mais fácil ou mais difícil criar figurinos assim? Se hoje você fosse chamada pra fazer um look pra uma estrela da música, tipo Ivete, Claudia Leitte, Beyoncé, que elementos não poderiam faltar?

Gogóia – Cada projeto é um novo desafio. É claro que em Cheias de Charme apostamos numa estética bem diferente assim como a própria novela. Para um astro da música, acho que usaria elementos que tivessem movimento e grande impacto vistos de longe.

 

gogoia_v02

 

 

HG – Por que o Mal sempre se veste melhor nas novelas? As vilãs são sempre mais bem vestidas. No seu caso, as vilãs de Da Cor do Pecado, Belíssima e Passione eram impecáveis!

Gogóia – Eu acho que, nesses casos, o responsável é o Silvio de Abreu. Foi ele também que fez a supervisão do João em Da Cor do Pecado. Sigo sempre a sinopse elaborada pelo autor.

 

HG – É possível reproduzir o figurino visto na TV com baixo orçamento? A pessoa que tá em casa consegue ter uma roupa igual à da Chiara (na fase rica) de Passione, por exemplo?

Gogoia – Com a globalização, eu acho que tudo é possível. Todos têm acesso a tudo.

 

HG – É verdade que muita coisa vem de fora? Você viaja muito para pesquisar e trazer as tendências internacionais para o figurino das produções em que você trabalha?

Gogóia – Não é verdade, eu pessoalmente gosto de usar, pelo menos, 90% de produção nacional. Eu viajo muito porque eu gosto e considero importante ver gente, exposições etc… Volto ao Brasil com inspirações.

 

HG – O que uma marca ou um estilista deve fazer para ter suas roupas/acessórios numa novela? E como alguém pode descobrir de onde vem uma determinada peça de um look que viu na TV?

Gogóia – É só mandar o material para a Globo. Muitas vezes, as assessorias de imprensa já têm contato com a gente. Tem o CAT (Centro de Atendimento ao Telespectador) que repassa os nomes dos fornecedores.

 

HG – Seu próximo trabalho será o remake de Saramandaia, de Dias Gomes. Essa trama é muito baseada na fantasia, com a Dona Gorda, o João Gibão, que tem asas, etc. Como está sendo o processo de criação do figurino? Quais suas referências?
Gogóia – Estou adorando !! Esse é um trabalho diferente. Dependo bastante dos efeitos especiais e do efeito visual pra realizar o meu trabalho.
HG – Qual a sua formação? Qual foi a sua trajetória até se tornar figurinista da TV Globo?

Gogóia – A minha mãe era produtora de cinema, e o set pra mim era o meu play. Tentei fazer psicologia, mas vi que eu estava perdendo tempo.Entrei na TV Globo com 23 anos como estagiária da Marília Carneiro. Estou com 45 anos.

PicCollage (1)

HG – Que conselhos daria para quem tem vontade de seguir carreira como figurinista? O que deve ler? Que cursos fazer? Por onde começar?

Gogóia – Primeiro a pessoa tem que estar disposta a ralar. A nossa vida é muito dura: não temos feriados, sábados e domingos e nem férias marcadas. Zero glamour! Acho que bons cursos são História da Arte, Senai e outras faculdades parecidas.

por Diogo Alcantara, 27 de February de 2013

POSTS RELACIONADOS

COMPARTILHAR NO FACEBOOK