TV
Hoje estreia o “The X-Factor” Uk no Canal Sony! Saiba tudo sobre o reality
AAMMMOOO!!! Hoje começa o “The X Factor” Uk no Canal Sony, é a primeira vez que o canal vai exibir a versão inglesa. Pensando nisso chamei meu amigos do site The X Factor, o maior e melhor site sobre o programa do Brasil, pra explicar tudinho sobre o meu reality preferido.
Devido ao grande sucesso que o X Factor USA fazia aqui no país, o canal resolveu exibir, pela primeira vez em onze anos, a décima primeira temporada do reality show britânico.
Sim, enquanto o USA durou só três aninhos, o britânico vem sambando ano após ano com renovações e descobrindo muitos artistas de sucesso pelo país – vale lembrar que o XFUK em 2013 foi renovado por mais três anos!
Antes de nos apegarmos a grupos como Fifth Harmony, Alex and Sierra e Emblem3 e candidatos solos como Ellona Santiago, Jeff Gutt, Carly Rose Sonenclar, etc… O XFUK nos dava Leona Lewis, Olly Murs, Cher Lloyd, Alexandra Burke e outros artistas como o grande sucesso One Direction!
Enfim, para os marinheiros de primeira viagem, ou aqueles que ainda não entendem bem a dinâmica do show, nesse post vamos contar alguns detalhes de como tudo funcionará nesta atual temporada.
O Formato
O formato do reality show é mais fácil que o USA. Os participantes são divididos em Boys, Girls, Groups e Over 25, nesta última categoria, a idade inicial pode variar entre 25 ou 28 anos , depende de como o programa vê o nível da categoria e da “manipulada tradicional” de nosso querido Simon Cowell.
Nesse ano, a dinâmica do formato é a seguinte: Primeiro temos as audições nas salinhas fechadas, no estilo American Idol. É o primeiro filtro. Quando o candidato é aprovado ele vai para a segunda parte das audições, que é em numa arena diante de duas mil pessoas, no estilo Got Talent.
Sendo aprovado mais uma vez, o participante é enviado para o “Bootcamp”, com apresentações solo e em grupo. É nessa hora que o programa adora fazer um drama de disputa, de pessoas errando/esquecendo letras, e dramas em geral mesmo.
Desde o ano passado, o programa pegou a “idéia” da versão Australiana, e já revelou no Bootcamp, qual jurado será responsável por cada categoria. Se lembram do “Desafio das Cadeiras” o dramalhão mexicano chamado “4 Chair Challenge” que existia no XFactor USA? Pois bem meus amigos, no Reino Unido ele se chama 6 Chair Challenge, que ao final do Bootcamp, 12 participantes de cada categoria cantam para seu jurado e ele optará por passá-los ou não em SEIS vagas para cada, mas aí que vem uma grande diferença, os jurados podem fazer a Paulina Rubio e trazer um candidato eliminado de volta para sentar em uma cadeira caso ele ache necessário, segundo alguns spoilers que circulam na net, foi difícil de montar esse Top 24 das 6CC justamente pelos jurados ficarem mandando gente irem e virem toda hora.
Passada a 6CC, os seis candidatos de cada categoria NÃO estarão nos lives, pois acontecerá a etapa das Judge’s Houses, onde os seis virarão três e aí sim seguem para os lives, formando o Top 12. Como Simon adora uma mudança e fazer drama, nunca sabemos se realmente formarão um Top 12 ou se rolará WildCard (com mais participantes), mas calma, não vão pensando que era a bagunça do USA, se um candidato é eliminado no meio do show, não há mutirão no Twitter neste mundo que fará a produção mudar de idéia e ir contra o desejo do público que eliminou o participante – se acontecer será a primeira vez, mas não sabemos se a produção contrariará um público tão fiel e tradicional como é o público britânico.
A última fase do show é a dos Shows Ao Vivo (Live Shows), onde raramente temos eliminações duplas.
Joke Acts
Se tem uma coisa que o XFUK nos proporciona é que, volta e meia, temos um ou dois candidatos que estão lá somente pela zoeira, para nos alegrarem e deixarem nossos nervos tensos por durarem mais que o normal. Eles não cantam nada, são apenas engraçados. É o momento “Vergonha Alheia”. Um exemplo claro de Joke Act é o Rylan Clark, da nona temporada, ele era vocalmente horroroso, mas suas performances eram um verdadeiro espetáculo:
Notaram né? E antes de Rylan já existiram outros, um grande exemplo é do BRASILEIRO Wagner que chegou ao Top 6 envergonhando a nossa nação com apresentações assim:
É minha gente, nem tudo são flores! O programa adora polêmica, e para eles, passar um ou dois participantes assim é super natural, tudo para movimentar; o lado bom é que eles nunca vencem, e não ficam atrapalhando numa final. Lembrem-se que The X Factor é um programa de ENTRETENIMENTO por inteiro, não buscam somente a melhor voz (Como THE VOICE), logo querem um pacote completo. A pessoa pode não ser a melhor cantora, pode nem cantar direito, mas se no palco ela arrasa, essa pessoa tem chances de vencer e vice-versa.
Os Jurados e Expectativas
A bancada britânica, primeiramente, é formada por jurados que são conhecidos pelos seus trabalhos e carreira no país, ou seja, eles não ligam para o falatório de “mas tem que ser gente conhecida mundialmente”. Não, não tem! O foco é o sucesso do vencedor ser no Reino Unido, se ele fizer sucesso no mundo, aí já é um bônus que o Simon adora.
SIMON
Criador do formato e produtor musical, Simon ficou no programa da primeira à sétima temporada, saindo para levar o formato ao USA, e voltando agora; Como mentor venceu a primeira temporada em 2004 com Steve Brookstein e em 2006 com a Leona Lewis.
LOUIS WALSH
O outro homem no painel é Louis Walsh, produtor musical e único jurado presente em todas as temporadas do programa. Louis é conhecido por seus trabalhos com grupos, como o mundialmente conhecido Westlife; Nosso vovozinho venceu apenas uma vez, em 2005 com Shayne Ward e outro detalhe é que geralmente os Joke Acts ficam nas categorias na qual ele é mentor, ele está ali para ser zoado mesmo e gosta!
CHERYL
Na ala feminina tempos Cheryl, cantora que ficou conhecida por ser uma das vencedoras do programa Popstar se tornando uma das integrantes da girlband Girls Aloud, bem querida pelos fãs do programa. Ótima mentora, a cantora entrou em 2008 no programa, vencendo neste ano com Alexandra Burke e em 2009 com Joe McElderry.
MEL B
Também vinda de um grupo e com uma acidez maravilhosa a nova jurada do programa é Mel B, que já foi jurada convidada em outras oportunidades. Seu currículo de XF não é novo, ela foi jurada da versão australiana por dois anos, 2011 – onde flopou monstruosamente com as
garotas e em 2012 quando conseguiu sua melhor resultado como mentora, o segundo lugar.
A décima primeira temporada do The X Factor UK já estreou no Reino Unido dia 30 de Agosto, mas aqui no Brasil a estréia é nesta Terça-Feira, 09 de Setembro e será exibia com nove dias de atraso no Canal Sony, todas as Terças e Quartas às 22h30. E acreditem, a gente já viu os 4 primeiros episódios e vale muito a pena assitir. Quem gostava do USA, certamente amará o UK pela melhora considerável que é na qualidade e na fidelidade com os fãs e programação.
Eu estarei no Twitter @HugoGloss comentando tudo e o pessoal querido do @XFactorBrasil comenta tudo também. No site deles já tem um monte de vídeos dos episódios pra assistir (AQUI) ENJOY!!!





















