Cinema
#MaratonaOscar – 12 Anos de Escravidão

Olha, eu preciso dizer que AMO filmes com temas de escravidão e da vitória do povo negro. Sou projeto negritude, sabe? Tá no sangue! Swing da cor é mais forte do que eu! Sendo assim, sou suspeito pra falar de “12 anos de escravidão”. Chorei tanto vendo, que nem sei.
O filme fala sobre um negro livre que é sequestrado e mudam a identidade dele pra vendê-lo como escravo. O homem sofre o pão que o diabo amassou e passa 12 anos servindo diferetes senhores, embora ele tenha o instinto de homem livre, que sempre o faz ser mais rebelde.
O filme é desses de fazer a gente chorar de raiva, de emoção, de indignação, enfim.. é emoção do começo ao fim. É pra gente assistir e ficar pensando que embora muita coisa tenha mudado, na verdade não mudaram tanto assim. As pessoas ainda olham os negros com um olhar diferente e a igualdade está longe de ser uma realidade, né? Isso me faz até sentir falta de “O Mordomo da Casa Branca” entre os indicados, pois é um filme que mostra a história do negro através do tempo e até onde ele conseguiu chegar.
Destaque especial para Lupita N’yongo que merece demais o Oscar de atriz coadjuvante. A moça rouba a cena só com o olhar e só de lembrar dela no filme o meu olho já enche d’água. “12 anos” é a minha aposta de melhor filme do ano, não que eu ache que seja o melhor, mas pelo seu contexto histórico e também para compensar a derrota de “Django” pra “Argo no ano passado. De um jeito ou de outro, “12 anos” é um filme que todo mundo tem que ver pra ter noção do valor da nossa liberdade.
Assista ao trailer:
















