Séries
8 membros da equipe de ‘House of Cards’ acusam Kevin Spacey de assédio; Abuso já havia sido denunciado em 2012
Depois dos atores Anthony Rapp e Roberto Cavazos, e o cineasta Tony Montana, mais profissionais denunciam que trabalhar com Kevin Spacey poderia se revelar algo ‘perigoso’! Dessa vez, em reportagem da CNN, 8 membros da equipe de “House of Cards” – serie estrelada por Kevin e da qual ele também é produtor-executivo – afirmaram que chegaram a ser assediados pelo astro.
Um ex-assistente de produção contou que foi abusado sexualmente quando a ele havia sido designado levar o ator de carro para o set de filmagens. Spacey colocou as mãos na calça do rapaz, que ficou sem acreditar no que estava acontecendo. “Ele era um homem em uma posição muito poderosa na série e eu era alguém muito baixo na hierarquia de lá“. Assim que eles chegaram no set, Kevin o encurralou e fez um contato ‘inapropriado’ com ele. “Eu disse a ele: ‘Não acho que eu esteja bem com isso, acho que não estou confortável com isso‘. Segundo o jovem, o astro ficou “visivelmente nervoso”, fugiu do set e não voltou mais durante o dia.
O alegado abuso ocorreu meses após o assistente de produção queixar-se a um supervisor de que Spacey estava o assediando sexualmente. A solução do supervisor teria sido nunca deixar o assistente de produção sozinho com o Spacey enquanto estavam no set. “Não tenho dúvidas de que esse tipo de comportamento predatório era rotineiro para ele e que minha experiência era uma das muitas e que Kevin tinha poucas dúvidas sobre a exploração de seu status e posição. Era um ambiente perigoso para homens jovens que tinham que interagir com ele“, comentou. Outros 7 membros da equipe confirmaram que também foram alvo dos abusos de Kevin.
Procurada pela CNN, a MRC que produz “House of Cards’ junto à Netflix, emitiu um comunicado, admitindo que já haviam recebido uma denúncia desse tipo ainda em 2012.
“Estamos profundamente preocupados com essas novas alegações que estão sendo feitas à imprensa sobre a interação de Kevin Spacey com membros da equipe de House of Cards. Como produtora da série, criar e manter um ambiente de trabalho seguro para o nosso elenco e a equipe sempre foi nossa principal prioridade. Reforçamos consistentemente a importância de os funcionários reportarem qualquer incidente sem medo de retaliação e investigamos e tomamos as ações apropriadas diante de qualquer queixa. Por exemplo, durante o nosso primeiro ano de produção em 2012, alguém da tripulação compartilhou uma queixa sobre uma observação e um gesto específicos feitos por Kevin Spacey. Foi realizada uma ação imediata após a nossa revisão da situação e estamos confiantes de que o problema foi resolvido prontamente para o bem-estar de todos os envolvidos“, declarou a empresa.
O serviço de streaming também comentou sobre o caso de 2012: “A Netflix foi informada de um incidente, há cinco anos, que foi resolvido rapidamente. Na terça-feira, em colaboração com a MRC, suspendemos a produção. A Netflix não está ciente de outros incidentes envolvendo Kevin Spacey no set. Continuamos a colaborar com a MRC e outras produções parceiras para manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso”.
Em tempo, de acordo com o “Deadline”, a Creative Arts Agency, poderosa agência de representação de talentos de Hollywood, decidiu pôr fim ao contrato de 8 anos com o astro. A assessora de imprensa de Spacey, Staci Wolfe também rompeu com o ator.


















