De Frente Com Gloss

#DeFrenteComGloss: Layana Aguilar, a brasileira no Project Runway

Já falei na entrevista da Nina Garcia e quero repetir, o Project Runway é um dos meus programas preferidos. E a nova temporada está imperdível! Reformularam toda dinâmica, obrigando os participantes a competir em grupos, o que deu uma sacudida em tudo. Além disso, o cafona do Michael Kors foi substituido pelo elegantissimo Zac Posen e pela segunda vez temos um representante brasileiro no reality! Babado!

Sabendo disso, tratei de ativar meus contatos glossificados e consegui uma entrevista EXCLUSIVA com a mineira, da cidade de Nanuque, Layana Aguilar, a brasileira do Project Runway!

Layana, que é formada na Fashion Institute of Technology e tem um namorado magya, mora há anos em NY e topou contar pra gente um pouco dos bastidores do programa mais fashion da TV. Já assistimos quatro episódios e ela esteve entre os primeiros em pelo menos 3 provas. Babadeira!

Layana Aguilar, a brasileira no Project Runway

HG – Como foi o processo de seleção para o Project Runway? É muito difícil? São muitas etapas? Como o programa não mostra a fase de seleção, fica a curiosidade dos critérios de escolha.
Layana – É um processo de quase três meses, e existem quatro etapas. Na primeira, acontece o preenchimento dos formulários e perguntas, e o envio das fotos dos nossos looks recentes e de um vídeo de nossa trajetória profissional. Na segunda, temos que apresentar cinco looks diante de três jurados e na terceira fazemos uma entrevista de uma hora com uma produtora do show. Contei tudo da minha vida (quanto mais drama melhor!). Para finalizar, acontece uma entrevista com o psicólogo do programa.

HG – Michael Kors era jurado do programa e foi substituído pelo Zac Posen. Você sabe que o Michael é um grande sucesso no Brasil, mas é tido pelos fashionistas como cafona. O que você acha dos produtos dele?
Layana – Eu gosto do Michael Kors, não acho que o trabalho dele seja cafona, mas, em New York, a maioria dos fashionistas se identifica com silhuetas mais clássicas e cores neutras, principalmente o preto. Por isso, as roupas do Michael Kors geralmente são mais aceitas em países de clima tropical, como o Brasil.

HG – Você é a segunda brasileira a participar do Project Runway, qual é sua expectativa nesta temporada?
Layana – Acho que posso representar o Brasil muito bem. Sempre espero o melhor,  entao só aceito estar entre o top 5 ou ganhar!!

HG – O que você achou da nova dinâmica de times e qual dos jurados é o mais crítico?
Layana – Assim que soube, fiquei um tanto assustada. Não sabia o que esperar no início! O trabalho em equipe foi uma grande lição de aprendizado. A Heidi Klum é a jurada mais crítica! Ela não tem medo de falar o que pensa!

Layana durante os desafios do Project Runway

HG – Como é o relacionamento dos jurados e da Heidi com os participantes? Tem uma amizade ou só se veem na hora do “Gravando”?
Layana – É realmente só na hora do “Gravando”. Mas tem que ser assim. Eles decidem o nosso futuro no programa. Não podem ter preferências baseadas em sentimentos ou na personalidade dos participantes, isso não seria justo!

HG – O Tim Gunn é fofo mesmo??
Layana – O Tim e um super fofo! Todos nós ficamos encantados com ele! Depois de tanta pressão psicológica, ele vinha como uma brisa. Temos pouquíssimas horas para terminar um look antes de enviarmos as modelos para a passarela. O Tim sempre nos ajudava muito com ótimos feedbacks.

HG – Christian Siriano, Mondo, Santino e vários outros participantes do Project Runway conseguiram se firmar como personalidades da TV ou como designers. Qual a sua meta?
Layana – A minha principal meta é de ter sucesso internacional como designer e com a minha linha Layana Aguilar New York. Quero abrir lojas em New York e no Brasil.

HG – Você soube do Project Runway brasileiro que a Adriane Galisteu apresentou? Projeto Fashion… O que achou?
Layana – Fiquei sabendo sim. É maravilhosa a ideia de levar um programa como esse para o Brasil. Acho que vai ser melhor ainda se me convidarem para participar como jurada!!!!

HG – O que você pode nos contar sobre a sua participação no programa? O Brasil pode esperar vê-la indo longe na competição?
Layana – Realmente não posso falar muita coisa. Está sendo uma experiência única e pretendo deixar os brasileiros orgulhosos!

Layana e seu namorado Philip (Magya, hein?)

A brasileira com a família e amigos nos Estados Unidos

HG – Está na moda ser blogueira de moda, mas você de fato conviveu com grandes nomes, chegando a estagiar em marcas como Oscar de la Renta e Marchesa. Afinal, o que muda quando você para de ser apenas consumidora e passa a ser também uma pessoa que produz moda?
Layana – Muda muito! Principalmente porque tenho experiência com alta costura (high-end). Antes de trabalhar com Oscar de la Renta, eu achava um absurdo pagar 10 mil dólares por um vestido, mas agora eu entendo todo o trabalho da criação de um vestido de gala. O trabalho feito à mão é incrível. Não tem preço! Outra mudança é que hoje eu posso transformar uma ideia em uma roupa de verdade, então gasto muito menos dinheiro em compras.

HG – Se pudesse escolher uma personalidade brasileira para vestir, quem seria?
Layana – Adoraria vestir a Camila Pitanga. Além de ser linda, ela tem a essência da mulher que representa o meu estilo de roupa no Brasil.

Algumas criações de Layana

HG – Todo estilista sonha em vestir uma celebridade no Red Carpet, você tem uma preferida?
Layana – Sou fã da Sofia Vergara. Não só porque eu acho ela linda, mas especialmente porque ela lembra minha mãe. Ela é muito engraçada e eu gostaria de sair com ela depois do Red Carpet!

Para acompanhar o trabalho da Layana, visitem o site layanaaguilar.com e sigam-a no Instagram @LayanaAguyilarNewYork, Twitter @LayanaAguilar  e no Facebook Layana Aguyilar .

A brasileira trabalhando no atelier do Oscar de la Renta

P.S: A temporada atual do Project Runway não está sendo transmitida no Brasil ainda. Mas em tempos de internet, só não assiste quem não quer, né?

por Diogo Alcantara, 22 de February de 2013

POSTS RELACIONADOS

COMPARTILHAR NO FACEBOOK