De Frente Com Gloss
#DeFrenteComGloss: Suzana Pires conta TUDO sobre FLOR DO CARIBE!
Hoje é dia de estreia, minha gente, às 18h começa Flor do Caribe, nova novela da Globo e vamos todos chorar sangue porque não somos loiros, de olhos claros, malhados e não moramos no Caribe nem em praias paradisíacas!
Eu não sei vocês, mas eu já estou sofrendo só de pensar em ver tanta gente linda, tanto lugar maravilhoso, enquanto a gente vai estar às 18h no trabalho!! O jeito é assistir e invejar todos, principalmente Grazi que vai ser disputada por dois magyas e chegar em casa e ainda ter Cauã muso esperando ela na cama! A vida não é justa! Além do babado da estreia da novela, temos também a estreia de uma atriz como autora. Trata-se de Suzana Pires, a Teúda e Manteúda de Gabriela, que foi convidada por Walther Negrão para integrar o time de colaboradores da trama. Eu que não sou bobo, aproveitei que ela é minha amiga e já pedi pra ela uma exclusiva pra ver se descubro algum bapho sobre a novela, né? Vem ver!!
HG – “Flor do Caribe”é sua estreia como colaboradora de um autor na TV. Você já escrevia?
Suzana – Sim, já escrevia. A atuação e a escrita estão na minha vida desde sempre. Como autora, comecei escrevendo peças de teatro, que foram montadas, como: De perto, ela não é normal e Alguém para chamar de seu. Depois escrevi alguns curta-metragens e também fiz a primeira novelinha para celular quando o 3G começou a ser implantado no Brasil. Muita coisa…(risos) Mas, o que me preparou mais, em termos técnicos para a escrita e que tenha me dado mais segurança, foi a graduação em Filosofia e a pós em Arte e Filosofia. Depois, claro, o dia-a-dia da escrita para tv fechada na Conspiração filmes e o dia-a-dia da escrita na TV Globo, que é uma experiência incrível.
HG – Como foi esse convite?
Suzana – Trabalhei com o Negrão, como atriz, em Araguaia e neste mesmo tempo ele conheceu meu trabalho como autora de teatro e também como roteirista dos “Caras de Pau”. O tempo passou e quando ele estava montando a equipe de autores de “Flor do Caribe” me convidou. Aceitei na hora!
HG – O que pode nos adiantar sobre a trama de “Flor do Caribe”. O que exatamente você escreve? É Responsável por um núcleo, ou é um samba do criolo doido e todo mundo dá pitaco em tudo?
Suzana – Cada autor tem sua dinâmica de criação. A dinâmica do Negrão é muito rica e efervescente. A equipe também traz contribuição na criação, mas quem escolhe o que fica é ele e temos um clima de trabalho em que todos querem dar o seu melhor para a trama. Não é o samba do criolo doido, é o “samba da criação em alto nível.” (risos)
HG – Você é muito ligada em redes sociais. Seu twitter @SUZIPIRES é super ativo e sei que você pretende escrever seu blog/site. Pretende evoluir nisso?
Suzana – Por enquanto eu tenho um site (www.suzanapires.com.br) que contém material de apresentação, mas quero evoluir para um diálogo maior na internet através de uma coluna de crônicas, algo assim.
HG – Podemos esperar ver expressões da internet nos diálogos que escrever, tipo uma personagem soltar um “Só que não”ou “Todas Chora? Quais são as personagens que vão ficar por sua conta?
Suzana – Como te falei antes, não temos essas divisões dentro da trama de “esse personagem é meu ou essa cena é minha”. Acreditamos que isso não agrega e não trabalhamos com este tipo de apego. O trabalho do colaborador é de confiança profissional e também artística, englobando a novela como um todo, é um compromisso amplo. Todos escrevem para todos e criam para tudo. Nossa cabeça não pára!Com relação aos termos da internet, não sei. Pode ser que se encaixe em algum personagem.Ou não. (rsrs)
HG – Podemos esperar uma participação sua como atriz na novela?
Suzana – Está previsto, mas dentro de uma certa cautela. Este ano a autora é quem lidera. E este planejamento é bem sério. Vamos avaliar qual personagem terá menos demanda e uma boa importância.
HG – O que é mais dificil na hora de escrever uma novela, ainda mais uma novela que não é sua. Você tem liberdade artística?
Suzana – Pertencer a uma equipe é algo valiosíssimo. E tenho muito orgulho de escrever com esta turma: Julio Fischer, Vinicius Viana, Ale Marson e Fausto Galvão. Todos com muita experiência na tv, no cinema, no teatro e na literatura. Somos liderados pelo Walther Negrão, um autor com uma história longa e de qualidade. A liberdade artística está implícita quando se reúne artistas deste porte para criar uma novela. A inspiração e o pensamento nunca são tolidos. É a própria trama que agrega ou não uma idéia.
HG – A Gloria Perez escreve “Salve Jorge” sozinha. Você pensa em ter uma novela pra chamar de sua? Como seria?
Suzana – Eu faço do meu dia-a-dia o melhor possivel e é isso que me leva ao próximo passo. Vamos ver o que acontece. Tenho dito para quem me pergunta isso que vamos ver onde tudo vai dar juntos. Acho a Gloria Perez bárbara! Nem imagino como seja escrever sozinha uma novela das 21hrs. É admirável!
HG – Você conhecia o trabalho do Walther Negrão?
Suzana – Claro. Escrever para TV e não conhecer o trabalho dele seria uma lacuna numa formação. Mas, quando ele me convidou para integrar a equipe dele, fiz um estudo mais elaborado da obra dele inteira. É uma obra gigantesca e rica.
HG – A fotografia de Flor do Caribe é muito parecida com Tropicaliente, você chegou a assitir. As novelas tem algo parecido ou só a temática?
Suzana – Sim, assisti a Tropicaliente. Claro! Na época, eu e a Natália Lage (que fazia a Adrenalina) atuávamos juntas numa peça do Caio Fernando Abreu, dirigidas pelo Gilberto Gawronski. Éramos duas adolescentes fazendo teatro adulto e no camarim só falávamos de Tropicaliente! (risos) Enfim…voltando a novela… Acho que o que Flor do Caribe tem de parecido com Tropicaliente é a “temperatura”, mas as tramas são distintas.
HG – Conte algum baphinho da novela pra gente… Alberto é um vilão pra ser odiado ou amado?
Suzana – Alberto é um vilão charmoso, lindo, rico e manipulador ao extremo…do tipo que qualquer uma de nós não resistiria. Ele vai causar amor e ódio. VRÁÁ! (risos)
HG – Cassiano e Ester são aquele casal que vamos ter ternura ou vamos achar mais chatos que novela da Record?
Suzana – Este casal promete! A Grazi e o Henri construíram uma química para o casal muito amorosa, divertida e quente. Com certeza, é aquele casal que vamos ter vontade de ver o beijo. Flor do Caribe vai fazer o horário das 18hrs ferver!!!
HG – Como é sua rotina? Você escreve todo santo dia?
Suzana – Posso escrever pela manhã, a tarde, a noite ou na madruga. Depende de como está a demanda e nossa velocidade de escrita. A única coisa que se caracteriza como rotina é que escrevo todo santo dia. Escrever novela é ter uma atividade artesanal em escala industrial. E só a tv brasileira faz isso.
HG – Escreve de casa mesmo?
Suzana – Sim. Da minha “sala de criação”. Chique, né?
HG – Os autores se reunem com o Negrão ou é tudo feito virtualmente?
Suzana – Temos reuniões com o Negrão, em Sampa.
HG – Conta pra gente como é o processo de criação coletivo da novela?
Suzana – É como fazer um bolo juntos. Uma alquimia mágica e misteriosa.
HG – Você já assistiu os primeiros capítulos da novela?
Suzana – Sim, assistimos várias cenas. Foi uma das maiores emoções da minha vida. Mas, segurei a onda porque estava dentro da edição com todos os profissionais e não ia ficar fazendo a chorona. Antes da minha emoção particular, era preciso estar atenta ao que víamos. (risos) Sou emotiva e envolvida. Já viu, né? Quando acabou, fui dar minha chorada no banheiro.
HG – Quem está tombando e quem está tombado?
Suzana – Você acredita que não tem ninguém mais ou menos nesta novela? Todos entram em cena tombando com tudo! Os personagens têm boas tramas, os atores têm brilhos nos olhos, apaixonaram-se pelos seus personagens e trabalham felizes. O apuro estético, a entrega total dos atores e a alegria no set é uma característica do Jayme Monjardim como diretor de núcleo e da sua equipe: Leonardo Nogueira, diretor geral, Teresa Lampreia e Thiago Teitelroit, diretores.
HG – Quando vai me chamar pra ser colaborador de uma novela?
Suzana – UAU! Você escreve dramaturgia????Pára tudo e me conta isso!
Abaixo veja umas imagens que eu separei que são um ÓTIMO motivo pra gente assistir a estreia de “Flor do Caribe”hoje!! Eu não perco nem se a Beyoncé me ligar! Aliás, se ela me ligar eu coloco no mute, mas fico olhando! kkkkk… Deliciem-se com os musos e musas da novela!!




























